Web Content Developer

Este blog foi criado com o objetivo de unir todo tipo de informação e material sobre esta nova profissão. Com este blog eu desejo aumentar meus contatos que são especialistas na área, assim como receber dicas, sugestões e críticas, sejam positivas ou construtivas sobre minhas postagens! Sejam muito bem-vindos!

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Estudo sobre sites de viagens


Sites de viagens deverão ter usabilidade e informação clara


Para quem opta por comprar viagens online, a apresentação, usabilidade, segurança, clareza de informação e de preços, são bons indicadores da qualidade dos sites, transmitindo confiança aos utilizadores e possíveis compradores de viagens na Internet. Todos estes factores são decisivos no momento da compra e podem significar o sucesso ou insucesso do site.
reserva de férias na Internet foi objeto de um estudo recente realizado pela agência Econsultancy, o qual mostra que cerca de 53% dos consumidores compram viagens online ou pacotes de férias pela mesma via. Em números totais, a venda de viagens na Internet já representa 85% das compras relaciondas com férias. Para melhor responder às necessidades dos compradores de férias e viagens online, a Econsultancy apresenta as seguintes propostas:
  • Usabilidade
agência de viagens online tem que apresentar um site com usabilidade, pois a aquisiçao de viagens online, só por si, já é um processo complexo para a maioria dos utilizadores. Se o site não é intuitivo e de fácil utilização, o mais certo é que a maioria das vendas não se processem, acabando os potenciais compradores por abandonar o site.
Viagens online
Segundo refere o estudo da Econsultancy, cerca de 29% dos entrevistados referiram que os sites de viagens não são fáceis de utilizar. Se os visitantes não conseguem encontrar facilmente o que procuram e não navegam com facilidade entre os vários recursos apresentados pelo site, nesse caso algo não está a funcionar e será necessário uma intervenção na estrutura e apresentação do site, para que depois de remodelado possa garantir mais compras de férias e viagens.
  • Transparência dos preços

A confiança dos consumidores relativamente a determinado site é um fator fundamental para que o mesmo efetue as suas reservas de viagens online. Para termos uma ideia da importância da transparência dos preços, cerca de 64% dos entrevistados disseram que a apresentação de preços pouco claros é a razão mais frequente para abandonarem os sites de venda de viagens online.
  • Participação dos visistantes na apresentação visual do site

A obtenção de feedback por parte dos visitantes é muito importante para melhorar a sua relação com o site. A ideia de solicitar aos visitantes que avaliem a sua experiência, dando possibilidades para que os mesmos apresentem dicas e sugestões de melhoramento,  tornando a sua experiência mais positiva. O passo seguinte será a implementação das sugestões tidas como interessantes.
  • Testes

Uma das formas de avaliar a eficácia das alterações é através dos testes dos diferentes tipos de letra, cores, textos publicitários, desenhos, banners, imagens, entre outros.
  • Liberdade de escolha

Por vezes, os sites de viagens costumam cometer alguns erros estratégicos. Um dos mais comuns é a tentativa de tentar impingir opções de extras ao longo das reservas. Os clientes não gostam de ser forçados a comprar algo que não desejam nem tão pouco é necessário. É importante que o cliente tenha experiências únicas e positivas utilizando o site de reservas de viagens online.
E o(a) leitor(a), ao comprar viagens online, já alguma vez se sentiu pressionado(a) a comprar algo que não queria? Como têm sido as suas experiências de aquisição de férias e viagens na Internet? Deixe aqui o seu testemunho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário