Web Content Developer

Este blog foi criado com o objetivo de unir todo tipo de informação e material sobre esta nova profissão. Com este blog eu desejo aumentar meus contatos que são especialistas na área, assim como receber dicas, sugestões e críticas, sejam positivas ou construtivas sobre minhas postagens! Sejam muito bem-vindos!

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Viajante usa rede social para escolher destino e fazer inveja nos amigos

Estudos detalham uso de mídias sociais para planejar e relatar férias.

9% dos brasileiros admitem postar fotos de férias para causar inveja.

Flávia MantovaniDo G1, em São Paulo
Maioria dos viajantes não se desconecta nem nas férias (Foto: Henry Arden/ Image Source/AFP)(Foto: Henry Arden/ Image Source/AFP)

Do post pedindo dicas de hospedagem ao álbum com as fotos dos passeios, as redes sociais já fazem parte da viagem de muita gente – e, segundo pesquisas recentes, têm ganhado importância em todas as etapas das férias.

Um desses estudos, divulgado nesta segunda-feira (28) pelo site de viagens TripAdvisor, afirma que 61% dos viajantes mundiais e 74% dos brasileiros usam as redes sociais quando estão viajando. Quase 30% disseram que atualizam seus perfis diariamente durante a viagem. No caso dos brasileiros, esse número sobe para 42%.

O levantamento foi feito com quase 20 mil viajantes de 26 países entre junho e julho deste ano. Do Brasil, foram ouvidas 890 pessoas.
Os motivos de tanta conectividade nem sempre são os mais nobres: de acordo com a pesquisa, 8% dos viajantes pelo mundo e 9% dos brasileiros admitem que usam as mídias sociais durante as férias para “deixar os amigos com água na boca”. Além disso, 11% no mundo e 8% no Brasil declararam que "não teria graça viajar se os amigos não soubessem”.
As redes sociais começam a ser utilizadas pelos viajantes antes da partida -- 72% dos entrevistados disseram que pedem recomendações aos amigos na hora dos preparativos --, continua presente durante o passeio -- 38% solicitam dicas durante a viagem e 53% ficam em conectados com parentes e amigos por esse tipo de site -- e prossegue com a colocação de fotos e relatos da jornada, muitas vezes em tempo real.
'Estou no aeroporto'
Dados da consultoria digital Social Bakers confirmam que, de fato, os internautas parecem se orgulhar de contar que estão saindo de viagem. Das dez localidades nos quais os usuários do Facebook mais fazem “check-in” (postam sua localização no momento), sete são aeroportos.
Viajantes que usam as redes sociais para...
No mundo
No Brasil
Contatar pessoas
53%
61%
Obter recomendações durante a viagem
38%
38%
Atualizar-se sobre amigos e família
42%
44%
Obter notícias gerais
32%
44%
Atualizar o perfil diariamente
28%
42%
No caso dos brasileiros, os aeroportos ocupam oito dos dez primeiros lugares da lista (apenas o Parque Ibirapuera, em São Paulo, e a praia de Copacabana, no Rio, destoam do restante).
“As pessoas gostam de compartilhar que estão indo viajar. Elas vivem a viagem de forma muito mais social do que antigamente, compartilham as experiências e as fotos em tempo real”, diz o gerente comercial do segmento Viagens e Turismo do Facebook, João Carlos Pastore.
Pastore reafirma que as redes sociais têm sido usadas em todos os ciclos de viagem: o planejamento, a compra e o compartilhamento de experiências. “Antes as pessoas se baseavam nos catálogos fotográficos das agências para escolher para onde ir. Hoje, começam a sonhar com o destino quando veem a postagem do amigo que está viajando”, diz.
De acordo com dados da empresa, 59% das pessoas publicam algum conteúdo sobre as férias antes mesmo de elas chegarem – posts com declarações como “Não vejo a hora” ou “Contando o tempo para as férias”.
Planejamento da viagem
Pastore observa que muitos internautas usam as redes de amigos para pedir conselhos sobre onde ficar e que passeios fazer e cita uma pesquisa que mostra que 83% levam em conta recomendações de amigos e família na hora de viajar – sejam no mundo real ou virtual.
O usuário começa a sonhar com um destino quando vê a postagem do amigo que está viajando"
João Carlos Pastore, gerente do segmento Viagem e Turismo do Facebook
“A diferença é que antigamente a decisão se baseava na conversa com quatro, cinco amigos”, completa. Hoje, há cerca de 76 milhões de brasileiros cadastrados no Facebook, e cada um deles tem um número médio de 306 amigos.
Segundo dados da empresa, 52% dos usuários se dizem influenciados por fotos de amigos ao escolher o destino de viagem.
A pesquisa do TripAdvisor também afirma que os entrevistados usam as redes sociais para planejar a viagem – 72% deles para obter recomendações, 67% para ver imagens e vídeos de onde querem visitar, 60% para encontrar inspiração para o que fazer e ver no destino e 45% para buscar ofertas de pacotes.
O levantamento mostrou ainda que nove em cada dez viajantes usam dispositivos móveis enquanto estão viajando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário