É verdade, também, que esses bons resultados não são mágicos, já que existem bons profissionais por trás deles. Trabalhar com mídias sociais é papel do famoso analista de mídias sociais. Apesar de já ser uma profissão bem presente no mercado, ainda existem dúvidas sobre ela, ainda existem empregadores que não sabem como contratar e o que esperar desse profissional. Então, vamos ver o que faz um analista de mídias sociais e quais competências ele precisa ter.
Planejamento
É papel do analista de mídias sociais cuidar do planejamento estratégico da empresa nas mídias sociais. Ele tem como tarefa inicial entender o planejamento geral da empresa e trazê-lo para o meio digital. É preciso entender tanto do meio online como do meio off-line. Por isso dizemos que um hard user em mídia sociais não necessariamente será um bom analista. Além de entender muito de mídias sociais, marketing em geral, administração e empreendedorismo são fundamentais para o desenvolvimento de um bom planejamento. O analista precisa ser muito estudioso e gostar de ler, afinal, o mundo na web muda todo dia.
Produção de conteúdo
Outra função do analista de mídias sociais é a produção de conteúdo relevante para as diversas mídias sociais que a empresa está presente. Seja no Twitter, Facebook, blog ou qualquer outra, a empresa precisa de um conteúdo atualizado e voltado para seu público-alvo. O analista fica responsável por produzir o melhor conteúdo possível. É preciso ter uma alta capacidade de leitura, crítica, resenha, escrita e criatividade, sem falar no excelente domínio do português. Essa função pode ser feita por uma pessoa especializada, tirando mais essa responsabilidade do analista.
Relacionamento/atendimento
O analista de mídias sociais também cuidará do relacionamento com os usuários interessados. Essa é uma função delicada e demanda um profissional preparado. Atender pessoas nas mídias sociais é complicado, pois todos estão vendo como a empresa se comportará. As competências necessárias são muito parecidas com as de produção de conteúdo. Eu acrescentaria apenas uma noção de atendimento ao cliente e uma dose de bom senso e educação.Monitoramento/métricas
Também é função do analista de mídias sociais fazer o monitoramento de tudo o que acontece de interessantes para a empresa no meio. No monitoramento incluo tanto as ações da empresa quanto o monitoramento de tendências. É fundamental para a empresa conhecer os resultados de suas ações nas mídias sociais, e o analista tem esse papel de gerar relatórios e apresentar os resultados e retornos sobre investimento (ROI). Ele também precisa estar atrás das tendências e novidades na web. Entender de números, relatórios financeiros e Excel podem ajudar muito nessa função. Depois do monitoramento voltamos ao novo planejamento e o ciclo de trabalho do analista está completo.
Muita coisa? Pois é, o analista de mídias sociais não é um garoto qualquer que tem Twitter e Facebook. É um profissional multidisciplinar e qualificado. É difícil achar um bom analista de mídias sociais e esse profissional merece ser bem remunerado. Dependendo do tamanho da empresa e da sua atuação nas mídias sociais, será preciso de um número maior desses profissionais.
Fonte: http://blogmidia8.com/2012/03/o-que-faz-um-analista-de-midias-sociais.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário