Web Content Developer

Este blog foi criado com o objetivo de unir todo tipo de informação e material sobre esta nova profissão. Com este blog eu desejo aumentar meus contatos que são especialistas na área, assim como receber dicas, sugestões e críticas, sejam positivas ou construtivas sobre minhas postagens! Sejam muito bem-vindos!

sábado, 29 de junho de 2013

Google dá dicas para segurança WiFi

Série "É bom Saber", com conselhos sobre privacidade e navegação segura, ensina a melhorar a segurança da rede WiFi doméstica
Já faz algum tempo que o Google mantém um site com dicas rápidas e instruções que explicam o que você pode fazer para se manter seguro na Web. A série "É bom saber" funciona como uma espécie de guia para se manter seguro e protegido online.
Esta semana, o site do Google que concentra essas dicas ganhou um texto especial sobreo uso seguro de redes WiFi domésticas.
Segundo o Google, mais de 25% dos usuários de Internet no mundo usam WiFi em casa para se conectar à web. Mas muitos não têm certeza de como proteger a sua rede doméstica ou não sabem por que é importante fazer isso. A melhor maneira de pensar sobre a sua rede WiFi doméstica é imaginar que ela é como a sua porta da frente: é importante ter uma tranca forte para garantir a sua segurança.
Quando os seus dados trafegam em uma rede WiFi desprotegida, as informações que você envia ou recebe podem ser interceptadas por alguém que esteja por perto. Seus vizinhos também podem usar a sua rede para acessar a Internet, o que pode deixar a sua conexão mais lenta. Proteger a sua rede pode ajudar a manter suas informações seguras quando você se conectar e pode proteger os dispositivos que estão conectados à sua rede.
Se tiver interesse em melhorar a segurança da sua rede WiFi doméstica, as etapas em seguida podem ajudar.
1. Verifique que tipo de segurança você já tem na sua rede WFi doméstica
Seus amigos precisam digitar uma senha para entrar na sua rede WiFi quando visitam a sua casa pela primeira vez? Se esse não for o caso, a sua rede não é tão segura quanto poderia ser. Mesmo se eles precisam inserir uma senha, há alguns métodos diferentes para proteger a sua rede e alguns são melhores que outros. Para verificar que tipo de segurança você tem na sua rede doméstica, olhe nas configurações do WiFi. Sua rede provavelmente será: desprotegida ou protegida com WEP, WPA ou WPA2. WEP é o protocolo de segurança sem fio mais antigo. Por conta disso, também é mais fraco que os outros. O WPA supera o WEP, mas o WPA2 é o melhor.
2. Mude suas configurações de segurança da rede para WPA2Seu roteador sem fio é a máquina que cria a rede WiFi. Se a sua rede doméstica não for protegida com o WPA2, você precisa acessar a página de configurações do seu roteador para fazer a alteração. Consulte o manual do usuário do seu roteador para saber como acessar essa página ou procure online as instruções para o seu aparelho específico. Qualquer dispositivo com a marca comercial Wi-Fi comercializado depois de 2006 é compatível com o WPA2. Se você tem um roteador mais antigo, sugerimos que faça uma atualização para um mais novo que ofereça o WPA2. É mais seguro e ainda pode ser muito mais rápido.
3. Crie uma senha forte para a sua rede WiFiPara proteger a sua senha com WPA2, será necessário criar uma senha. É importante que você escolha uma senha única, longa e com uma mistura de números, letras e símbolos, para que seja difícil para outros adivinharem. Se você estiver em um espaço particular, como a sua casa, não tem problema escrever a senha em papel como lembrete, mas guarde em um local seguro. Também será útil ter a senha por perto caso seus amigos venham visitar e precisem se conectar à Internet. Assim como você não sai por aí distribuindo cópias da chave da sua casa, somente dê a senha do seu Wi-Fi para pessoas da sua confiança.
4. Proteja seu roteador também, para que ninguém altere suas configuraçõesSeu roteador precisa de uma senha própria, diferente da senha que você usa para proteger sua rede. Os roteadores saem de fábrica sem senha ou possuem uma senha padrão simples que muitos cibercriminosos já conhecem. Se você não redefinir a senha do seu roteador, criminosos em qualquer lugar do mundo terão uma maneira fácil de iniciar um ataque contra a sua rede para acessar os dados compartilhados e os computadores conectados à sua rede. Para muitos roteadores, é possível redefinir a senha na página de configurações do aparelho. Crie uma senha diferente da que usa para se conectar à sua rede WiFi (como descrito na etapa 3) e não a compartilhe com ninguém. Se as senhas forem iguais, qualquer pessoa com a senha da rede também poderá alterar as configurações do seu roteador WiFi.
5. Se precisar de ajuda, consulte as instruçõesSe tiver perdido o manual do seu roteador, digite o número do modelo do seu roteador em um mecanismo de pesquisa: geralmente as informações estão disponíveis on-line. Em último caso, entre em contato com o fabricante do roteador ou com o seu provedor de serviços da Internet para mais ajuda.
Confira o vídeo abaixo para saber mais sobre as medidas simples, mas importantes, que você pode tomar para melhorar a segurança da sua navegação na Internet.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Hotel Urbano rumo ao topo

Como o site brasileiro tirou o Decolar da liderança de audiência no setor online de turismo e agora se prepara para enfrentar a CVC

Por Bruno GALO

 
O Hotel Urbano foi fundado, em janeiro de 2011, como um site de compras coletivas com foco em turismo, segmento praticamente inexplorado na época. Em pouco tempo, as grandes empresas de cupons de desconto, como Peixe Urbano e Groupon, farejaram que a venda de pacotes de viagem e reserva de hotéis com preços promocionais poderia ser um nicho promissor e reforçaram investimentos nessa área, que movimentou cerca de R$ 300 milhões em 2011, de acordo com a consultoria e-Bits – a expectativa é de que esse número dobre este ano. Com o desembarque da concorrência, o Hotel Urbano resolveu, cinco meses depois de chegar ao mercado, atuar como uma agência online de viagens, mas sem abrir mão das ofertas. 

 
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Um hotel que decolou: os irmãos José Eduardo (à esq.) e João Ricardo, fundadores do Hotel Urbano.
 
Ao combinar os dois modelos, a empresa pavimentou o caminho para um crescimento meteórico, com faturamento estimado de R$ 100 milhões no primeiro ano. Ao mesmo tempo, atropelou, no final de 2011, o argentino Decolar, e se tornou o líder em audiência entre as agências online no País. Com uma expansão tão rápida em um período tão curto, os irmãos José Eduardo e João Ricardo Mendes, fundadores do Hotel Urbano, partem agora para um novo desafio. E não se trata de um plano comum, mas sim de uma investida nunca antes executada por uma companhia de comércio eletrônico no Brasil. O Hotel Urbano vai ingressar no varejo tradicional. A empresa planeja para o último trimestre deste ano a inauguração de uma loja-conceito em um grande shopping brasileiro. 
 
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Camanzano, do Decolar: "Brasil representa 50% da receita na região".
 
A cidade escolhida não é revelada, mas deverá ficar entre São Paulo e Rio de Janeiro. “Queremos eliminar qualquer tipo de barreira para as pessoas que têm receio de comprar pela web”, afirma José Eduardo. “Encaramos essa estratégia como uma forma de estar mais perto de nossos clientes.” Na loja do shopping, o cliente vai adquirir seu pacote de viagem seguindo o mesmo procedimento do site da companhia, com a diferença de que será auxiliado por um atendente. Ou seja, a intenção é usar a loja física como uma vitrine do site, colaborando para familiarizar o consumidor com a marca Hotel Urbano e o funcionamento do serviço. Ao ingressar no varejo convencional, o Hotel Urbano se coloca como um rival, entre outros, da CVC, a maior agência de viagens do Brasil. Os números sugerem que a briga vai ser boa.
 
Cerca de mil ofertas vão ao ar diariamente no Hotel Urbano, que soma mais de cinco milhões de usuários cadastrados, o dobro de passageiros embarcados pela CVC em 2011. Em termos de receita, a meta para 2012 é triplicar de tamanho e se aproximar dos R$ 300 milhões. Quando esse objetivo for alcançado, outro plano será colocado em prática: a internacionalização. “Em dois anos, estaremos em toda a América Latina, da Argentina ao México”, afirma José Eduardo. A batalha fora do País não deverá ser fácil. Um dos motivos é um velho conhecido, o Decolar, a maior agência online de turismo da América Latina, presente em mais de 20 países da região, fundada em 1999. “Será um processo desafiador, mas estamos construindo bases sólidas no Brasil que vão permitir e facilitar essa expansão”, diz José Eduardo.
 
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Como parte desse projeto, está em curso uma ampla reformulação da plataforma online. Independentemente da internacionalização, o Brasil deve permanecer como o mercado mais importante para o Hotel Urbano, a exemplo do que acontece com o rival Decolar. “A operação brasileira corresponde a cerca de 50% da receita total na região”, diz Alípio Camanzano, sócio do Decolar. A estratégia de internacionalização se dá num momento em que o Hotel Urbano reforçou seu caixa. DINHEIRO apurou que uma recente rodada de investimento do fundo americano Insight Ventures, que já fez aportes nas empresas digitais Twitter, Tumblr e Flipboard, entre outras, avaliou a start-up brasileira em quase R$ 500 milhões. 
 
E as perspectivas para o setor no Brasil não poderiam ser melhores. De acordo com o Conselho Mundial de Viagem e Turismo, o mercado de turismo movimentou R$ 130 bilhões no País em 2011. A expectativa é de que as vendas alcancem R$ 207 bilhões em 2021. Confirmadas as estimativas, o Brasil se tornará o quinto maior mercado no mundo, à frente da Espanha, depois da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016. “O mercado de turismo e viagens brasileiro ainda está longe do seu limite de digitalização”, afirma Daniel Domeneghetti, da e-Consulting. “Se nos EUA cerca de 60% desse negócio já é digital, no Brasil não passa de 10%.” Como se vê, a viagem está apenas no começo.
 
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sábado, 25 de maio de 2013

Como fazer o blog da sua empresa ser popular

Manter um blog corporativo é uma ótima oportunidade para divulgar o seu negócio e fazer com que as pessoas retornem ao seu site

Teclado de computador
Como fazer o blog de sua empresa ser popular
Escrito por Lucas Diniz, especialista em redes sociais
Regularidade, conteúdo e adequação ao público-alvo são alguns dos desafios enfrentados por quem decide manter um blog. Como a página irá representar sua pequena empresa na internet, é fundamental encontrar personalidade, voz e tom próprios.
Ficará mais fácil criar conteúdo e construir uma relação autêntica com seu público a partir da definição dessa identidade. Confira algumas dicas para aumentar a popularidade do blog de sua empresa:
Mostre que entende do seu mercado: Fale de forma apaixonada sobre os assuntos que domina e mostre sua personalidade. Um erro comum cometido por empreendedores que decidem blogar é escrever somente sobre seus produtos, serviços ou empresa.
Quem acessa o seu blog não espera encontrar uma lista de elogios à sua marca. O importante é apresentar conteúdo relevante.
Por exemplo, você pode cobrir eventos de sua área de atuação, entrevistar experts de seu nicho e convidar outros escritores para criarem posts em seu blog.
Relacione-se: A ideia é criar uma comunidade de interessados no assunto que sua empresa atua. Interaja com a rede. Você pode ir além de responder comentários em seu blog: participe de grupos e fóruns, comente em outros blogs relacionados à sua área e relacione-se com a comunidade demonstrando conhecimento no assunto.
Responda perguntas dos consumidores: Sem ideia para novos posts? Uma boa dica é responder dúvidas dos consumidores. Informações que parecem simples para você podem ser essenciais para um cliente interessado em sua empresa.
Além de criar um canal para receber essas perguntas, você pode conversar com as áreas de Atendimento, SAC e Vendas de sua empresa para receber indicações de quais são as dúvidas mais frequentes dos consumidores que entram em contato.
Não espere resultados imediatos: É importante manter o ânimo mesmo se você não conseguir visualizar resultados tangíveis nos primeiros meses. Desenvolver um blog corporativo de sucesso é um trabalho de longo prazo.
Não adianta você blogar durante algumas semanas, abandonar o blog e reclamar que o trabalho não foi bem-sucedido. Inclua o blog corporativo como uma das ações no planejamento anual de Comunicação e Marketing de sua empresa. Trace metas a diferentes prazos e meça os resultados constantemente.
Lucas Diniz é analista de social media marketing da agência Cadastra




terça-feira, 21 de maio de 2013

Profissão: Analista de SEO

Matéria super interessante e animadora para quem trabalha na área de SEO!


SEO

O mercado profissional ligado à internet vivencia um período de oportunidades. Fatores como a popularização do acesso à rede e o aumento do poder aquisitivo fizeram com que uma enorme parcela da população brasileira passasse a utilizar a internet nos últimos anos. O número de usuários ativos no Brasil cresceu cerca de 10% em relação a 2011, segundo informações divulgadas pelo Ibope Nielsen em novembro. São 50 milhões de brasileiros que agora têm alcance a uma gigantesca oferta de produtos e serviços online.

Em setores nos quais o crescimento é mais generoso, sempre surge o desafio de encontrar profissionais para posições mais qualificadas. Com o segmento digital isso não é diferente. E uma das profissões que o mercado de internet mais tem saído à procura é pelo Analista de SEO.
Com o crescimento da internet no país, cresce também a necessidade de contratar mão de obra especializada para alavancar o posicionamento de sites nos resultados de pesquisa. Especialista nas técnicas de otimização, o Analista de SEO também é peça chave dentro da estratégia de marketing digital das marcas, e existem vagas disponíveis em empresas e agências especializadas só esperando por um profissional qualificado que às preencha.
Por isso convidamos alguns analistas de SEO e empreendedores do mercado digital para tentar descobrir quais são as características mais valorizadas pelo mercado. Como eles fazem para se manter atualizados e o que buscam nos profissionais que estão contratando. Além da exigência de conhecimento técnico, alguns outros requisitos podem fazer a diferença para quem busca se tornar um Analista de SEO.

Empreendedores – O que os contratantes esperam

Pedro Dias

Co-fundador e Auditor de Estratégias SEO da Engeeno
Pedro DiasO que esperar de um candidato à analista de SEO?



Bem eu sou bastante exigente por natureza, mas à partida em qualquer candidato a Analista de SEO eu procuro uma pessoa que seja lógica e criativa pois ela deve conseguir pensar pela sua própria cabeça de uma forma coerente e ao mesmo tempo juntar essa coerência com idéias e conceitos que irão ajudar os clientes a catapultar os seus negócios. Se essas duas premissas forem verdade, vem a parte dos detalhes técnicos. Tanto eu como o Ariel trazemos um pouco da cultura de Engenharia do Google: Gostamos de observar até que ponto a pessoa entende a mecânica e lógica dos mecanismos de busca; Como ela resolveria um problema específico com acesso a um conjunto de dados limitado; As diferentes maneiras que a pessoas consegue chegar à mesma conclusão que tipo de lógica ou caminho ela adotou; etc. É um ponto essencial também a pessoa saber ler a falar Inglês.
A nossa abordagem é bastante “elástica” e procuramos conjugar todos esses aspetos acima com a cultura da pessoa e da empresa. Gostamos de apostar em candidatos que sejam auto-críticos, que estejam dispostos a aprender e ajudar a construir algo diferenciado.

Para se manter atualizado: Bem eu sou suspeito para recomendar o que eu escrevo no Blog da Engeeno :P Mas existe muita falta de embasamento sólido na maioria das matérias publicadas em blogs nacionais. Os posts são muito superficiais e não aprofundam os conceitos o suficiente, por vezes parece que é tudo feito só para captar tráfego e não para passar conhecimento. Por isso a minha recomendação por isso vai essencialmente para leituras em Inglês:

http://www.seobythesea.com/
http://battellemedia.com/
http://searchengineland.com/
http://marketingland.com/
http://www.seomoz.org/blog

Acima de tudo devemos sempre consumir conteúdo de forma consciente… Precisamos conseguir pensar pela nossa própria cabeça recorrendo ao senso comum e lógica. Parece estranho mas muita gente não o faz. A parte mais legal é que as leituras mais valiosas aparecem esporadicamente em sites que não publicam constantemente, nem são alvo de tanto buzz e precisamos ficar atentos para as descobrir.

Rafael Rez Oliveira

Diretor Geral da Web Estratégia
Rafael Rez de OliveiraO que esperar de um candidato à analista de SEO?

Primeiramente espero curiosidade. SEO não é jogo estático nem uma ciência exata, e a curiosidade é o que torna os bons profissionais de SEO realmente bons. Também procuro por pessoas auto-didatas e organizadas, nessa área o método faz uma grande diferença. Alguém que consiga aprender a partir de vídeos, artigos e testes, organizando este conhecimento de uma forma lógica e aplicando um método de trabalho de trabalho que faça sentido tem grandes chances de progredir rapidamente e se tornar um profissional competente.

Para se manter atualizado:
O Canal para Webmasters do Google é uma fonte indispensável de informações, assim como o Webmaster Blog do Google. Participar do Fórum de Webmasters também é uma oportunidade de aprender com problemas reais do dia-a-dia e se confrontar com opiniões diferentes sobre o mesmo caso. Leio regularmente o Search Engine Watch, o Search Engine Roundtable, o SEOgadget e acompanho o Twitter dos principais profissionais da área no país. Em termos de livros, recomendo “Marketing na Era do Google” da Vanessa Fox para mostrar o quão importante os buscadores são e “A Arte de SEO” como livro de cabeceira do profissional de SEO.
Alex Pelati

Diretor de Search Marketing da agência AO5
Alex PelatiO que esperar de um candidato à analista de SEO?

Hoje, ao entrevistar um candidato à vaga de SEO, busco primeiramente uma pessoa com conhecimentos básicos em HTML/CSS, pois, apesar de simples, é um conhecimento necessário para quem deseja atuar na área. Agora, as características que julgo mais importantes em um profissional de SEO são: proatividade, criatividade e visão estratégica.
O candidato precisa ser proativo para buscar conhecimento por conta própria, estudar áreas relacionadas e aplicar o conhecimento adquirido em testes práticos. A criatividade consiste em encontrar soluções para desafios, apresentar novas ideias em reuniões e quebrar paradigmas.
Por fim, acredito que o profissional deve buscar conhecimentos sobre negócios em geral, entender todos os detalhes do produto/serviço que será exposto no site, ou seja, compreender a estratégia de negócio do cliente para buscar resultados eficazes.

Para se manter atualizado:
A primeira coisa que recomendo para um profissional de SEO se manter atualizado no mercado é participar da comunidade e ajudar os colegas de profissão, pois vivenciar um problema de outra pessoa e buscar a solução para isso faz você pensar em novas estratégias, buscar novos conhecimentos e se preparar para novos desafios.
Depois, recomendo a leitura dos blogs do Google – o Webmaster Central Blog e o Inside Search – do seu guia básico de otimização, da sua central de ajuda e o acompanhamento do canal Google Webmasters no YouTube, pois é primordial saber como é o pensamento dos engenheiros do Google, bem como os algoritmos funcionam.
Também recomendo a leitura dos diversos blogs internacionais e nacionais sobre SEO, como o SEOMoz, o Search Engine Roundtable, o SEO by the Sea, o SEO Theory, o Search Engine Land e a MestreSEO, porém, não se deve acreditar e aplicar tudo o que lê, é muito importante saber filtrar as informações realmente boas e que podem gerar novas ideias para os projetos em que trabalha.

Alberto André

Empreendedor Interno da agência 5seleto
Alberto AndréO que esperar de um candidato à analista de SEO?

Eu espero que ele seja curioso, para sempre buscar novas ideias e novas maneiras de executar tarefas antigas. Ele vai precisar muito buscar conteúdo novo todos os dias, ao menos um artigo por dia é algo saudável, além disso o inglês para a leitura o ajudará bastante, junto com a iniciativa de sempre testar aquilo que lê e ouve para não virar um simples ovelha que segue o pastor no pasto. Algo que faz uma grande diferença é o candito ter algum trabalho prévio,como um blog pessoal ou um site para Adsense que ele tenha construído e posicionado.

Para se manter atualizado:
Para me manter atualizado eu tenho uma lista de blogs em inglês que por dia acompanho umas 100 notícias, as que julgo interessantes para leitura eu salvo no Pocket e vou lendo durante a semana. Em português eu recomendo o Digitais do Marketing, a MestreSEO, a Cadastra e o Blog da 5seleto também, estamos focando muito na produção de conteúdo nessa nova etapa da empresa.

Fábio Ricotta

CEO da MestreSEO
Fábio RicottaO que esperar de um candidato à analista de SEO?

Nos dias de hoje eu espero muita pró-atividade e um pouco de experiência pessoal. Quando falo de experiência, eu procuro algo como um blog pessoal ou ainda algum projeto pessoal onde o candidato tenha tentado aplicar estratégias de SEO. Isto conta muito em uma entrevista. Cursos e/ou experiências em outras empresas/agências contam muito também, mas ainda me preocupo em olhar se o profissional contribui com a comunidade de SEO, se já publicou algum artigo sobre algum assunto relacionado e se ajuda em fóruns.

Para se manter atualizado:
Nos dias de hoje eu recomendo seguir a seguinte lista no Twitter: https://twitter.com/fabioricotta/top-seosJá em termos de sites, sugiro seguir o http://inbound.org/ que é um repositório de excelentes artigos de marketing online.Temos ainda o blog da MestreSEO http://www.mestreseo.com.br/artigos-seo e a nossa página no Facebook https://www.facebook.com/mestreseo que sempre trazem novidades na área.Ainda no Facebook, existe o grupo de SEO brasileiro, https://www.facebook.com/groups/seobrasil/ onde os profissionais discutem várias ideias e compartilham conhecimento.

Analistas – A voz da experiência

Amaury Pavão Filho

Analista de SEO do Walmart
Como entrou para o mercado de SEO e há quanto tempo?

Entrei nesse mercado em 2009 quando trabalhava como desenvolvedor e percebi que os próprios desenvolvedores não se preocupavam muito com a experiência do usuário e clareza no código do site. A partir daí comecei a estudar sobre as melhores práticas de html, css, semântica, etc. Depois, com o tempo, percebi que SEO ia bem além disso e então deixei o desenvolvimento pra trás e comecei a focar na parte de conteúdo.

Quais recomendações você daria ao profissional que deseja se tornar Analista de SEO?As recomendações são para que foquem no usuário que todo o resto irá fluir naturalmente. Além disso, a pessoa tem que ter um perfil analítico para poder encontrar as oportunidades que sempre aparecem nas notícias sobre SEO e também após uma análise na ferramenta de webanalytics.

Para se manter atualizado:

Ultimamente tenho acompanhado as notícias pelo http://www.searchenginejournal.com.Além do blog de webmaster do próprio Google http://googlewebmastercentral.blogspot.com/.

Renata Tibiriçá

Analista Sr. de SEO do Portal Terra
Renata TibiriçáComo entrou para o mercado de SEO e há quanto tempo?

Comecei a me interessar no assunto quando criei minha conta no Twitter, no início de 2009 mais ou menos, e ali vi algumas pessoas que seguia comentando sobre o assunto. Na época eu era front-end/programadora/UX e vi que seria muito útil para o meu trabalho. Comecei então a ler MUITO conteúdo de SEO e tentar aplicar o básico nos meus projetos. Passei a frequentar eventos e conhecer pessoas do mercado, criei um blog pra falar sobre o assunto e fazer outros testes e em 2010, junto com outros amigos, criamos o UaiSEO, primeiro evento regional de SEO no Brasil.
Daí em diante fui aprimorando as técnicas, tirando minhas próprias conclusões, discuntindo o assunto com outros da área, até vir para o Terra, em 2011, onde tenho tido a oportunidade de ver a fundo, de um ponto de vista às vezes bem diferente da “massa”, mas que tem me dado um background excelente!

Quais recomendações você daria ao profissional que deseja se tornar Analista de SEO?

Com certeza direi o que muitos outros dirão: estudar, ler muito, antes de perguntar procurar você mesmo pelas respostas, testar e testar, e não tomar como verdade tudo o que dizem por aí (discordar é preciso!).
Acho bacana fazer cursos, mas o mais importante, na minha visão, é que a pessoa já tenha uma base (mínima que seja) para quando ela chegar no curso se lembrar de sua própria vivência e saber questionar (ajuda a não boiar e perder seu tempo e dinheiro!). Participar de eventos também é sempre um plus, pois ali você consegue trocar ideias sobre o assunto e tirar suas dúvidas como em nenhum outro lugar!

Para se manter atualizado:
SEO:www.seodesaia.com.br/http://engeeno.com.br/bloghttp://searchengineland.com/
Blogs do Google (em portugês e inglês):- Google Official Blog http://googleblog.blogspot.com.br/- Google Webmaster Central Blog http://googlewebmastercentral.blogspot.com.br/- Google Inside Search http://insidesearch.blogspot.com.br/- Blog Google Varejo http://googlevarejo.blogspot.com.br/- Blog do Google Brasil http://googlebrasilblog.blogspot.com.br/
Sobre o mercado em geral, acompanho o Meio & Mensagem (http://www.meioemensagem.com.br/) e o Proxxima (http://www.proxxima.com.br/)

Flávio José de Carvalho

Analista de SEO da agência Planos – Muito Mais Digital
Flávio JoséComo entrou para o mercado de SEO e há quanto tempo?Apesar de a minha formação ser em Comunicação Social (Relações Públicas), eu sempre trabalhei com desenvolvimento. Em 2009 eu comecei a me perguntar: como faço para deixar os sites que eu desenvolvo em “Primeiro Lugar no Google”. Ok, a primeira coisa que aprendi é que não posso pensar dessa forma, e na sequência, fui atrás de sites com conteúdos relacionados. Estudei muito, apliquei algumas indicações em um site que peguei como cobaia (o dono do site está rico e nem sabe o motivo), participei de cursos e eventos, li livros e aos poucos fui me apaixonando pela profissão. Vi no SEO a oportunidadede colocar em prática alguns ensinamentos da época de faculdade, principalmente, a redação, já que sou fã do Marketing de Conteúdo.

Quais recomendações você daria ao profissional que deseja se tornar Analista de SEO?

Estude muito, participe de eventos, leia livros e os principais blogs da área, porém, nada disso adiantará se a prática não estiver presente. Eu mesmo demorei para criar meus sites de testes. Por isso, minha principal recomendação é que o futuro profissional de SEO coloque em prática tudo aquilo que for absorvido, para assim, entender como esse trabalho funciona.
Para se manter atualizado:Siga profissionais no Twitter e participe dos grupos do Facebook; Lá, muitas pessoas indicarão conteúdos relevantes e, caberá ao futuro profissional, filtrar aquilo que é bom.

Cassiano Murbach Travareli

Gerente de SEO da Brivin Corp
Cassiano TravareliComo entrou para o mercado de SEO e há quanto tempo?


Em meados de 2005, comecei a trabalhar para a empresa americana Brivin, que já tinha foco no trabalho de divulgação de sites em mecanismos de busca, porém comecei trabalhando na área de desenvolvimento de sites. Em pouco tempo na empresa já me interessei pela área de SEO e comecei a estudar e realizar testes em alguns sites da empresa. Naquela época, a quantidade de informação de qualidade sobre o assunto era muito escassa, principalmente no Brasil, e fóruns gringos eram os principais locais onde se encontrava dicas, experiências, testes entre outras discussões interessantes sobre a área. O mercado em que a empresa atuava era altamente competitivo, o que nos forçou cada vez mais a buscar alternativas e se aprimorar no que fazíamos. Entre erros, acertos, testes e projetos, evoluímos muito com o passar dos anos conseguindo resultados incríveis.

Quais recomendações você daria ao profissional que deseja se tornar Analista de SEO?

Acho que, em primeiro lugar, a pessoa tem que gostar de ler e de se atualizar sempre. SEO é um mercado complexo cercado de diversas áreas diferentes que pesam para um trabalho ser realizado com sucesso, onde a pessoa precisa estar sempre atenta ao que acontece a sua volta. Outro ponto crucial é a pessoa ter a possibilidade de testar o que aprende, de colocar a mão na massa em algum site, ver resultados, cair e subir no Google, sentir exatamente como funciona as coisas, obviamente sempre respeitando as diretrizes. Todos os conceitos adquiridos de SEO, assim como usabilidade, mídias sociais, analytics, precisam ser testados, a pessoa precisa ver funcionando aquilo que aprendeu, só assim ela vai encontrar o melhor caminho para se ter resultados positivos em um projeto. Esse tempo de prática é muito importante para o amadurecimento do profissional.

Para se manter atualizado:
Blog da Mestre SEO (http://www.mestreseo.com.br/artigos-seo) – Muita informação atualizada: Dicas, tutoriais, notícias, debates, é uma grande referência em SEO. Além disso, é bom sempre estar atento às apresentações que o Fábio Ricotta e Frank Marcel disponibilizam.
Blog da Engeeno (http://engeeno.com.br/blog) – Todos os artigos postados no site são muito detalhados e completos sobre o assunto. O Pedro Dias faz um magnífico trabalho tirando todas as dúvidas sobre cada assunto que ele escreve de maneira esclarecedora.

Internacional
Search Engine RoundTable (http://www.seroundtable.com/) – Os artigos não são tão profundos, porém é o melhor site da internet para se manter atualizado sobre tudo. São diversas notícias postadas diariamente, onde o Barry Schwartz acompanha bastante as discussões em fóruns e traz em forma de artigos para o site.
Search Engine Land (http://searchengineland.com/) – Talvez o site gringo mais completo sobre SEO. Destaque para os artigos do Danny Sullivan, que além de muito bons, consegue publicar notícias quase ao mesmo tempo que o Google.
Seo by the Sea (www.seobythesea.com/) – Ótima referência. Esse site possui artigos mais elaborados onde o Bill Slawski baseia-se em diferentes patentes do Google.

Fabiane Mendes de Lima

Analista de SEO da apis3
Fabiane Mendes de LimaComo você entrou para o mercado de SEO e há quanto tempo?

Entrei no mercado de SEO como estagiária na MestreSEO, em 2009.

Quais recomendações você daria ao profissional que deseja se tornar Analista de SEO?
Bom, acredito que todos vão recomendar estudar as guidelines do Google, Bing, acompanhar quem já é referência no mercado, utilizar boas ferramentas, etc, etc, etc… Sim, é essencial estudar e se manter atualizado.Conhecimento técnico também facilita um pouco as coisas – no momento de analisar o código de uma página, enviar orientações para quem vai reparar/corrigir uma página, encontrar falhas na arquitetura de um site, etc. Mas também é necessário se dedicar em usabilidade, social, arquitetura de informação e Web Analytics… Enfim, é uma profissão sem uma definição certa e bastante abrangente, mas nunca massante. hehe.
Por último – e não menos importante – bom senso. Sempre que ler um material, ouvir uma palestra, conversar com outro coleguinha de SEO, pense. Não aceite as coisas como sendo verdades absolutas e nem as encare de maneira muito literal só porque foram escritas em X ou Y lugar, ou foram ditas por fulano ou beltrano. Pessoas falham, sistemas são atualizados. ;) Analise as coisas como um todo, teste suas teorias, teste as teorias dos outros e tome cuidado com técnicas que prometem mundos e fundos. Obs.: e sempre que for testar, teste em seu(s) próprio(s) site(s). E obviamente, sempre tenha como foco o usuário. hehe.

Para se manter atualizado:
Não vou citar todas, mas acredito que algumas das principais sejam: Matt Cutts, Seroundtable, SEOmoz , SEO by the Sea, Distilled, blog oficial do Google para Webmasters.
Pessoal que faz parte ou já fez parte do time de Search Quality do Google (Pedro Dias, Ariel, Miguel). Tem também um pessoal bem legal aqui no Brasil, MestreSEO, Cassiano, Flávio Raimundo, o pessoal da AO5 (Pelati, Rafael, Juliano), as meninas do SEO de Saia.
Enfim, tem muita gente muito inteligente e bacana no mercado de SEO que, se eu for listar todo mundo, vou gastar uns vários parágrafos aqui. Mas indico começar por essa lista e ir sempre acrescentando novos personagens.




sábado, 11 de maio de 2013

O que acontece durante 1 minuto na internet?

O infográfico abaixo, publicado pela Intel mostra alguns dados impressionantes sobre o que acontece na internet a cada 60 segundos.

O que acontece na internet durante 1 minuto? Infográfico: Intel.
O que acontece na internet durante 1 minuto? Infográfico: Intel.
  • 639.800 Gb de dados de IP são transferidos
  • 6 novos artigos são publicados na Wikipedia
  • 20 pessoas são vítimas de roubo de identidade
  • 204 milhões de emails são enviados
  • A internet móvel ganha 1300 novos usuários
  • São realizados 47.000 downloads de aplicativos
  • Os sites de e-commerce faturam 83 mil dólares.
  • São criadas 100 novas contas no Linkedin
  • 20 milhões de fotos são visualizadas
  • Os usuários fazem upload de 3 mil novas fotos.
  • Os usuários do Twitter enviam 100 mil novos tweets
  • São criadas mais de 320 novas contas no Twitter
  • 277.000 pessoas fazem login no Facebook
  • São geradas 6 milhões de visualizações no Facebook
  • São realizadas mais de 2 milhões de buscas no Google
  • É feito o upload de mais de 30 horas de vídeos no Youtube
  • 1,3 milhões de visualizações de vídeos
As perspectivas são de que a internet cresça ainda mais. Hoje, o número de dispositivos conectados à internet é igual à população mundial mas estima-se que esse número irá dobrar em 2015. Mais: em 2015, você gastará 5 anos caso queira assistir a todos os vídeos que cruzarão a internet a cada segundo!

Fonte: http://gessicahellmann.com/o-que-acontece-durante-1-minuto-na-internet-infografico/

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Canal Futura - Profissões do Futuro | Comunicação Digital

Vale à pena dar uma olhadinha nesse vídeo, estamos no caminho certo!

Ser comunicador digital é aplicar a a comunicação social tradicional no meio digital e na internet.


http://www.youtube.com/watch?v=_AjZTId2yKQ