Web Content Developer

Este blog foi criado com o objetivo de unir todo tipo de informação e material sobre esta nova profissão. Com este blog eu desejo aumentar meus contatos que são especialistas na área, assim como receber dicas, sugestões e críticas, sejam positivas ou construtivas sobre minhas postagens! Sejam muito bem-vindos!

sexta-feira, 5 de abril de 2013

10 Dicas de Usabilidade Web baseadas em estudos reais

Fonte: http://blog.miguelbraga.net/10-dicas-de-usabilidade-web-baseadas-em-estudos-reais


10 Dicas de Usabilidade Web baseadas em estudos reais

blog Six Revisions publicou um artigo há alguns meses atrás sobre usabilidade que opto agora por resumir aqui em português por me parecer interessante para aqueles que se interessam pela criação de websites ou para os que simplesmente gostam de “navegar”.
Já muito se falou em usabilidade web, isto é, na simplicidade e facilidade com que um website pode ser utilizado. Estas recomendações ganham uma maior autoridade quando suportadas por números e dados concretos. E é aqui que os dados poderão surpreender:

Esqueça a “Regra dos 3 Cliques”

Há 10 anos atrás havia a convicção de que os utilizadores ficariam frustrados se tivesse que clicar mais do que 3 vezes para chegar ao conteúdo que procuravam. É óbvio que o utilizadores ficarão frustrados se demorarem muito tempo até obterem o que precisam mas… porquê 3 cliques? Existe alguma lógica?
A verdade é que nem o 3 é um número mágico nem os utilizadores não estão a contar os cliques que dão à espera de desistir. Um estudo concluiu que existe tanta probabilidade dos utilizadores desistirem ao fim de 3 cliques como de quatro vezes mais out that users aren’t more likely to resign to failure after three clicks versus a higher number such as 12 clicks. “Quase ninguém desiste ao fim de três cliques” remata o autor Joshua Porter.
Fonte: User Interface Engineering

Assim sendo, o objectivo do designer deverá ser tornar a navegação do site o mais cativante possível. Se o interface for fácil e agradável de usar, o utilizador não se importará de clicar 15 vezes se for preciso.

Permita uma leitura na diagonal através de um padrão em “F”

O Dr. Jakob Nielsen, pioneiro na área da Usabilidade, concluiu através da análise dos movimentos óculares de 230 utilizadores web users que estes seguiam exibiam um padrão com a forma da letra “F” ao percorrer as páginas visitadas. Um estudo conjunto das empresas Enquiro, Did-it e Eyetools detectaram um padrão semelhante ao avaliar as pesquisas no Google.
Assim sendo, o designer e o produtor de conteúdos deverão replicar este padrão, colocando o conteúdo mais relevante o mais à esquerda possível, utilizando títulos seguidos de parágrafos ou de listas.

Não deixe os utilizadores à espera

Para mim esta será talvez o ponto mais importante. Ninguém gosta de estar à espera (eu que o diga). E quando se trata da Web o utilizador é especialmente exigente neste “pormenor” devido talvez a uma especial avidez de conteúdos.
Bing (o motor de busca da Microsoft) realizou uma análise para verificar se existia alguma relação entre a velocidade de acesso aossites e outros indicadores tais como a satisfação dos utilizadores, as receitas geradas por estes ou o tempo entre os cliques. Este relatóriodemonstra que por cada 2 segundos de espera a mais a satisfação do utilizador diminui 3,8%as receitas geradas pelos utilizadores diminui 4,3% e os cliques diminuem em 4,3%. Para muitas empresas esta diminuição reflecte-se em muito milhares de euros.
Os utilizadores são de facto impacientes. Além disso, quanto mais rápido o site mais bem posicionado fica ele nos resultados das pesquisas do GoogleNão à escapatória senão melhorar a velocidade do site.Existem ferramentas tais como o Google Page Speed, com boas dicas de performance.

Torne o seu conteúdo fácil de ler

Aparentemente, os utilizadores da Web não lêem os conteúdos das páginas. Bom, pelo menos lêem muito pouco. O estudo do Dr. Nielsen indica que apenas 28% do texto é efectivamente lido e quanto mais texto menor esta percentagem.
A melhor maneira de aumentar a probabilidade do conteúdo ser lido? Torne o mesmo mais fácil de ler: realce palavras-chave, coloque títulos e use listas sempre que se aplique.

Esqueça a “dobra” e o scrolling vertical

Existe o mito que o conteúdo mais importante deverá estar “acima da dobra”. O termo “acima da dobra” é usado normalmente para nos referirmos à metade superior da primeira página de um jornal, cuja importância advém do facto ser a única zona visível quando este se encontra dobrado. Quando aplicado às páginas web significa a área que é imediatamente visível sem deslocar a barra de scroll.
Quererá isto dizer que as páginas longas são necessariamente má opção?  Será verdade que o conteúdo abaixo da “dobra” irá mesmo ser ignorado? Claro que Não. E este estudo da Clicktale (uma empresas de estatísticas web) assim o confirma, uma vez que demonstra que o comprimento da página não influencia a probabilidade do utilizador fazer scroll. Outro estudo indica inclusivamente que quanto menos conteúdo tiver uma página “acima da dobra” mais encorajado se sentirá o utilizador a explorar o conteúdo abaixo.
Fonte: Clicktale
A lição a tirar destes dados é que não deve atafulhar todo o seu conteúdo no topo com medo que os utilizadores não o vejam. Use princípios de hierarquia visual e aplique técnicas de distinção para destacar e distinguir os elementos importantes.

Coloque o conteúdo mais importante do lado esquerdo

Nós ocidentais, que lemos e escrevemos da esquerda para a direita (e depois de cima para baixo), possuímos desde muito cedo o olhar treinado para começarmos a percorrer as áreas da mesma forma. Um estudo do Dr. Jakob Nielsen conclui mesmo que gastamos com o lado esquerdo das páginas (69%) mais do dobro do tempo que gastamos com o lado direito.
Nos sites cujo conteúdo se encontra numa língua escrita da direita para a esquerda (como p.e. o árabe e o hebreu) estes resultados aparecem previsivelmente invertidos.
Podemos então concluir duas coisas:
  1. A língua usada é um importante factor a ter em conta na decisão do layout a escolher;
  2. Nos sites cuja língua é lida da esquerda para a direita, colocar conteúdo importante do lado esquerdo (um menu p.e.) é geralmente boa opção.

Os espaços em branco afectam a legibilidade

A nossa experiência demonstra-nos que a legibilidade dos textos ajuda a compreensão e a velocidade de leitura. Existem vários factores que tornam um texto mais ou menos legível: o tipo de letra escolhido, o tamanho da mesma, a altura da linha, o contraste com o fundo e… o espaçamento.
Um estudo de legibilidade demonstrou que texto sem margens é lido mais rapidamente mas a sua compreensão diminui.
Fonte: Software Usability Research Laboratory

Este estudo demonstra que a forma como apresentamos o conteúdo é de supra importância. Devemos ter em conta os princípios de tipografia na web assim como as vantagens do uso de espaço negativo.

Os pequenos detalhes fazem uma enorme diferença

Frequentemente nos preocupamos mais com a generalidade de um projecto do que com os seus detalhes, principalmente quando o tempo urge. Existem frequentemente tantos pontos a cobrir que os detalhes facilmente se tornam secundários.
Porém, temos o exemplo da simples remoção de um botão e a inclusão de uma clara mensagem de erro que aumentou as receitas em 300 milhões de dólares anuais e um aumento 45% das vendas no primeiro mês.
Uma empresa de design reviu a sua página de erro para incluir uma frase de ajuda e uma caixa de pesquisa. Com isto aumentou as suas conversões em 0.,5% por mês, o que neste caso concreto representou um aumento de 250 mil libras por ano. A frase dizia educamente: “Pedimos desculpa mas tivemos um problema a processar a sua encomenda. Nenhum valor lhe foi debitado. Por favor tente mais tarde.” A caixa de pesquisa aumentava a probabilidade do utilizador continuar no site.
Por isso, preste atenção aos detalhes. Analise o tráfico do seu site e tente determinar as páginas onde os visitantes desistem (páginas de saída). Faça melhorias e volte a testar. Defina objectivos e esforce por os atingir.

Não transforme a pesquisa na “muleta” de uma má navegação

Os utilizadores esperam que a navegação esteja bem organizada e que seja fácil de usar. Mesmo que osite tenha uma excelente pesquisa os utilizadores irão tentar navegar primeiro. De acordo com o testeliderado por Gerry McGovern, mais de 70% dos participantes começaram a tarefa que lhes fora dada clicando numa das ligações da página e não usando a caixa de pesquisa. Outro teste conclui que a maioria dos utilizadores recorre à caixa de pesquisa quando não consegue encontrar o que procura através da navegação no site.
A lição a tirar é que não devemos depender na caixa de pesquisa em detrimento de uma navegação bem estruturada. Quando os utilizadores não conseguem navegar no nosso site deveremos melhor a organização da informação e a forma de navegação. A pesquisa deverá ser secundária.

A página principal não é assim tão importante

É cada vez mais improvável que o visitante entre no site através da página principal. Muitas das visitas provém de motores de busca que não irão redireccionar necessariamente para essa página mas sim para aquela que for mais relevante relativamente aos termos pesquisados. O mesmo acontecerá em relação a ligações existentes em outros sites.
Segundo Gerry McGovern, as visualizações de páginas vindas da página principal diminuiu de 39% em 2003 para apenas 2% em 2010.
O tráfico de um site provém cada vez mais dos motores de busca e das redes sociais. Como tal, a preocupação deverá ser determinar quais as páginas de entrada no site e investir na sua potenciação.

quinta-feira, 7 de março de 2013

Profissões na Internet

Para entender um pouco...

Fonte: http://www.e-commerce.org.br/profissoes-internet.php


PROFISSÕES DA INTERNET

Profissões da Internet / trabalho na Internet / descrição das funções executadas pelo profissional
A Internet fez surgir no mercado inumeras oportunidades de trabalho e uma série de novas profissões. Segue uma lista das mais conhecidas profissões na Internet com uma descrição sucinta do trabalho executado.



ARQUITETO DA INFORMAÇÃO - Information Architect

Desenvolve o projeto de um website. É responsável pela definição clara dos objetivos do site e pela organização do conteúdo, navegação e usabilidade em função desses objetivos. Recebe as informações vindas do cliente, realiza o projeto que será a base para outros profissionais envolvidos como o Web-designer,  Web-developer e Copywriter.

ANALISTA DE MÍDIA ONLINE - Media analyst

Analisa a presença da empresa na Internet e propõe ações de divulgação tendo em vista os objetivos a serem atingidos. A atividade mais comum é a avaliação e escolha das melhores alternativas para realização de campanhas, bem como acompanhamento da presença na Internet, mídia impressa, radio e TV 

ANALISTA DE ANUNCIOS EM LINKS PATROCINADOS - Pay Per Click  Analyst

Trabalha principalmente com links patrocinados do Google, Yahoo e outros sistemas de busca. Escolhe as palavras-chaves mais adequadas, compõe o texto dos anúncios, acompanha o desempenho dos anúncios e define estratégias. Este profissional é normalmente encontrado em agencias de marketing digital, como responsável pelas campanhas PPC dos clientes.

BLOGGER PROFISSIONAL - Professional Blogger

Administra a publicação de conteúdo e a manutenção de um blog. Pode trabalhar em blogs corporativos ou para si próprio, obtendo receita de publicidade vinda de seu blog. Pesquisa e publica conteúdo com regularidade. Deve escrever bem, ter muita familiaridade com Internet e suas peculiaridades, conhecer uma ferramenta de publicação de conteúdo como Blogger ou Wordpress. 

CONSULTOR EM ECOMMERCE -  eCommerce Consultant

Analisa o posicionamento da empresa na Web, recomenda ações de direcionamento em relação aos objetivos da empresa e orienta a implementação dessas ações.  Deve ser especialista em e-commerce, com conhecimento do mercado da Internet, funcionamento das lojas virtuais e sites de conteúdo, bem como das principais estratégias de marketing digital. Trabalha com um amplo escopo de conhecimento, por isso deve ser um profissional com muito estudo e vivência na área.

COPYWRITER - Copywriter

Utiliza a escrita para realizar a promoção de uma Idea, uma pessoa ou um produto. Seu texto deve ser claro, objetivo e, principalmente convincente. Pode trabalhar tanto na mídia impressa quanto na Internet, desde que se atenha as peculiaridades da web e de seu apressado leitor. É encontrado em agências de publicidade, na área de relações públicas de grandes empresas e organizações e também como free-lancer..

ESPECIALISTA EM OTIMIZAÇÃO DE SITES - SEO - Expert

Pesquisa, analisa e realiza modificações no site, de forma a melhorar o posicionamento nos sites de busca. Com o aumento do valor do espaço publicitário na web, conseguir um bom posicionamento nos sites de busca orgânica tornou-se cada vez mais importante, e mais difícil em razão da concorrência. Por esse motivo esse profissional tende a ser cada vez mais valorizado. É encontrado em grandes corporações, empresas de consultoria prestadoras de serviços na Internet e também pode atuar como free-lancer. 

ESPECIALISTA EM  REDES SOCIAIS – Social Media Expert

Um profissional que monitora as diversas comunidades existentes na rede mundial de computadores e a presença da empresa nesses ambientes. O papel dele é estar atento ao que se fala sobre uma empresa ou marca em fóruns, sites de relacionamento e blogs e realizar ou recomendar ações que levem que causem impacto positivo para a empresa. Ele precisa atuar como uma ponte entre o cliente e as pessoas certas da empresa/organização para a qual trabalha.

GERENTE DE ECOMMERCE -  eCommerce Manager

Gerencia o canal de comercialização Internet. Planeja e executa ações administrativas e mercadológicas na Internet, acompanha o desempenho da loja virtual, o desempenho das vendas on-line e as ações de web-marketing.  É um cargo de responsabilidade e demanda um profissional com visão ampla de administração no ambiente da Internet.  É um profissional cada vez mais valorizado em virtude da importância cada vez maior das vendas on-line para as empresas.   

WEB DESIGNER  -   Web Designer

Elabora o projeto estético e funcional de web sites, segundo a definição encontrada na Wikipédia. A estética remete ao uso adequado das cores e visual adequado e a funcionalidade lembra que o visual deve estar em sintonia com o objetivo do site e com as funções neles executadas. Além de bom-gosto, o web-designer deve ter um bom conhecimento de ferramentas de web design como Photoshop, e também  conhecimentos específicos, tais como: XHTML e CSS.

DESENVOLVEDOR WEB - Web Developer

Executa a construção e manutenção de sites utilizando linguagens de programação como ASP, PHP. JAVA; bancos de dados como SQL, e ferramentas como Dreamweaver e outras. Cria aplicativos e soluções sempre tendo em vista a funcionalidade do site. O desenvolvedor web trabalha em conjunto com o Webdesigner para construir um site que atenda tanto os objetivos funcionais quanto estéticos. 

WEBWRITER -  Webwriter

Diferentemente de seu colega COPYWRITER, o Webwriter escreve texto jornalístico e realiza pesquisas para embasar o conteúdo publicado. Além de saber escrever bem, precisa estar familiarizado com a web, conhecer o perfil do internauta e padrão de comunicação mais eficiente neste meio.

PROFISSIONAL DE SUPORTE  – Support Professional

Auxilia o internauta, geralmente o cliente de uma loja virtual, a realizar a contento as ações que deseja realizar. Foi uma das primeira profissões surgidas com advento das lojas virtuais.  Pode realizar suas funções por meio de salas de chat ou telefone.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

I-Cherry

Hoje tive a oportunidade de assistir uma apresentação da I-Cherry, uma agência SEM - SEO aqui na empresa onde trabalho.
Excelente conteúdo e tudo muito bem explicado, com certeza farão um ótimo de trabalho de posicionamento para nossos sites.

http://www.i-cherry.com.br/

Foi muito bom para rever os conceitos e conhecer os up dates do Google, o que ontem era correto hoje já não aplica...

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Turismo Online no Brasil


Fonte: http://agentenoturismo.com.br/turismo-online-no-brasil-2/
No final de agosto, a ComScore, empresa especializada em medições do mundo digital, publicou um estudo sobre o mercado de turismo online no Brasil. Os resultados são interessantes e mostram a força da internet para o mercado de viagens.Segundo o estudo, 16,5 milhões de brasileiros navegaram em sites de turismo em julho de 2012, registrando aumento de 18% em relação ao ano anterior. Trata-se de um número recorde de brasileiros, que usa a web para planejar e comprar viagens. Dentre os sites mais visitados, estão os de companhias aéreas, reservas de hotel e agências de turismo online. O site HotelUrbano foi o mais visitado pelos brasileiros, com 3,1 milhões de internautas em um único mês. O Decolar.com ocupa a segunda posição, com 2,3 milhões de visitantes e a TAM, no terceiro posto, recebeu a visita de 2,8 milhões de usuários. A tabela a seguir apresenta os números de visitantes dos sites brasileiros mais visitados.






Fonte: ComScore Media Metrix, 2012.
A pesquisa não incluiu tráfego originado em computadores públicos, nem os acesso de celulares, o que poderia apresentar resultados surpreendentes. Além do número expressivo de internautas navegando pelos sites de turismo, chama a atenção a posição de sites que disponibilizam informações turísticas atingirem público maior que da Azul, por exemplo. Este é o caso do Adoro Viagem, que publica informações de vários destinos e também o site Melhores Destinos, especializado em informações sobre companhias aéreas e suas rotas, promoções, milhagens, etc. Sabemos que muitos blogs de viagens, como o Viaje na Viagem, A Janela Amarela, dentre outros, também são acompanhados por milhares de usuários. Isto mostra que os brasileiros gostam de pesquisar sobre o destino, conhecer o relato de pessoas em quem confiam para tomar suas decisões, e, portanto, chegam à agência de turismo muito bem informados sobre o produto que desejam adquirir. Um terço dos usuários de sites de turismo têm entre 25 e 34 anos, enquanto que os usuários na faixa de 35 a 44 representam 23% do total de internautas. São Paulo responde por 32% dos visitantes de sites de Turismo, seguido pelo Rio de Janeiro, com 13% e Minas Gerais, com 7%. O número de turistas que pesquisam, compram e compartilham informações na web só tende a crescer. As empresas de qualquer porte e área de atuação que desejam fazer parte do mercado online têm que traçar suas estratégias, investindo em site eficiente, e-commerce, mídias sociais e outras ferramentas de marketing digital. Bill Gates já anunciou: “Em alguns anos vão existir dois tipos de empresas: as que fazem negócios pela internet e as que estão fora do mercado”. Em qual deles estará a sua empresa?