Web Content Developer

Este blog foi criado com o objetivo de unir todo tipo de informação e material sobre esta nova profissão. Com este blog eu desejo aumentar meus contatos que são especialistas na área, assim como receber dicas, sugestões e críticas, sejam positivas ou construtivas sobre minhas postagens! Sejam muito bem-vindos!

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Novidades! Google muda sistema de buscas para acomodar questões mais complexas

http://www1.folha.uol.com.br/tec/2013/09/1348433-google-muda-sistema-de-buscas-para-acomodar-questoes-mais-complexas.shtml

O Google anunciou na quinta-feira (26) uma das maiores mudanças já adotadas em seu serviço de buscas, com uma alteração no algoritmo a fim de acomodar questões mais complexas, o que afetará 90% de suas buscas.
A mudança, que representa uma nova abordagem, segundo o Google, tornou necessárias as maiores alterações já adotadas no algoritmo de busca da companhia desde 2000. Agora, o mais popular serviço do planeta vai concentrar mais atenção em tentar compreender o significado e o relacionamento entre coisas do que em encontrar palavras-chaves compatíveis com os termos buscados, sua estratégia original.

Stephen Lam/Reuters
Amit Singhal, vice-presidente de busca no Google
Amit Singhal, vice-presidente de busca no Google
A companhia precisou mudar, dizem executivos, porque os usuários do Google estão apresentando perguntas cada vez mais longas e complexas e usando mais o Google em seus celulares, por meio de comandos de voz.
"Eles disseram que era hora de voltar ao começo e basicamente substituir o motor de um carro dos anos 50", diz Danny Sullivan, criador do Search Engine Land, um blog sobre serviços de busca. "Vale dizer que o público geral nem parece ter percebido que o Google arrancou seu motor com o carro em movimento e o substituiu por coisa completamente diferente."
O Google anunciou o novo algoritmo, conhecido como Hummingbird, em um evento para comemorar seu 15º aniversário que aconteceu na garagem que os fundadores do Google alugaram quando fundaram a companhia. O Google não revelou muitos detalhes sobre como o novo algoritmo funciona ou o que mudou. Afirmou ter realizado a mudança cerca de um mês atrás, ainda que os consumidores possam não ter percebido nada de significativo nos resultados obtidos desde então.
O Google originalmente conduzia suas buscas equiparando os termos dos usuários aos mesmos termos encontrados em páginas da internet. Com o Hummingbird, o objetivo é compreender as sentenças de uma busca, e exibir nos resultados as páginas de web que mais precisamente se equiparem ao seu significado.
A companhia já havia dado alguns pequenos passos rumo a isso. O Knowledge Graph, introduzido no ano passado, compreende os significados das coisas, pessoas e lugares, e das relações entre elas, o que é conhecido como busca semântica. É por isso que, se você faz uma busca por Michelle Obama, por exemplo, os resultados mostram seu aniversário, cidade natal e os nomes dos membros de sua família, bem como links para pessoas relacionadas, como Hillary Clinton e Joseph Biden.
O novo algoritmo também usa o trabalho realizado pelo Google para compreender a linguagem de conversação, por exemplo interpretando o que querem dizer os pronomes em uma busca.
O Hummingbird é usado para todas as buscas, não apenas aos resultados relacionados a temas incluídos no Knowledge Graph. Tenta conectar sentenças e compreender os conceitos de uma busca longa.
O resultado não é uma mudança em como o Google busca, mas nos resultados que apresenta. Ao contrário do acontecido em algumas mudanças anteriores no algoritmo, entre as quais a que resultou em rebaixamento da posição de agregadores de conteúdo genérico nos resultados, o Hummingbird não deve afetar perceptivelmente certas categorias de negócios, diz Sullivan. Em lugar disso, o Google diz acreditar que seus usuários receberão respostas mais precisas.
O Google também anunciou algumas mudanças menores. Está mudando o layout da busca em aparelhos móveis para adaptá-lo melhor aos celulares e tablets. As pessoas agora podem comparar duas coisas, por exemplo azeite de oliva e margarina, ou pugs e beagles. E com um novo app para aparelhos Apple, as pessoas podem registrar lembretes em casa com um aparelho Android e recebê-los mais tarde em seus iPhones.
Tradução de PAULO MIGLIACCI

Nenhum comentário:

Postar um comentário