Web Content Developer

Este blog foi criado com o objetivo de unir todo tipo de informação e material sobre esta nova profissão. Com este blog eu desejo aumentar meus contatos que são especialistas na área, assim como receber dicas, sugestões e críticas, sejam positivas ou construtivas sobre minhas postagens! Sejam muito bem-vindos!

terça-feira, 23 de julho de 2013

Como usar as mídias sociais na personificação das empresas

Jul 11, 2013 Publicado Por  Categoria HotPainelRedes SociaisTop Tag  Comments (0)

Estudos e pesquisas não faltam para comprovar que grande parte das empresas já se encontram inseridas dentro das mídias sociais, e muitos acreditam que tentar se manter fora da mesma é um esforço não muito aconselhável. Há quem diga que “a internet é o lugar onde o comércio irá aparecer e que é preciso estar lá”.
A partir daí muitas empresas estão buscando “estar lá” através das ferramentas interativas ou novas tecnologias ou ainda ferramentas da web 2.0, ou seja, por meio das mídias sociais. A competição deixou de ser apenas entre empresas passando a acompanhar os novos desafios do mercado caracterizado pela aproximação das pessoas de diferentes lugares.
Um conceito que deve ser pensado diz respeito à cultura empresarial, visto que a implantação de blog, Twitter, Facebook e outros deve estar em harmonia com os valores e crenças das empresas, pois o que é compartilhado nas redes deve estar de acordo com o que a organização acredita.
A identidade empresarial deve ser analisada com relevância, pois é ela que exprime suas características diferenciais. Ao pensar em como imprimir esta identidade ao seu público as organizações devem considerar quatro fatores:
  1. Comportamento corporativo (relacionamentos comerciais, comunicação institucional);
  2. Cultura organizacional (valores e princípios);
  3. Identidade visual (símbolos e imagens da empresa);
  4. Comunicação corporativa (formas de comunicação com seus públicos).
Ter harmonia entre a estratégia e a cultura empresarial é importante pois dessa forma a organização pode diversificar ou inovar sem perder sua cultura empresarial. É relevante que esses valores sejam projetados por meio das mídias sociais, pois são capazes de criar um estreitamento na relação entre organização e público. É o conhecimento por parte do público desta cultura organizacional que se cria a identificação com a empresa, através da apuração de sua personalidade, e deste modo o cliente passa a se sentir mais intimo.
Sincronizar cultura, identidade e públicos da empresa com as mídias sociais é essencial quando se quer atualizar com essas tecnologias. Ao escolher o Twitter, a empresa deve se organizar para respeitar as características específicas dele: as mensagens devem ser curtas, indicar links, esclarecer dúvidas, divulgar promoções de maneira objetiva e com no máximo 140 caracteres. Mas se a empresa que usar os blogs como meio de comunicação, então ela pode oferecer mais informações sobre seus produtos ou serviços de maneira mais detalhada e criativa. Nele os recursos visuais e de áudio podem ser mais explorados. Há também as redes de relacionamento, como é o caso de um perfil no Facebook que permite a criação de paginas criativas da empresa para divulgar eventos, promoções ou simplesmente ampliar a rede de contatos. É importante que as mídias se encaixem na cultura, identidade e públicos da empresa para que, desse modo, as pessoas sintam a empresa próxima a elas.
No caso do Facebook, por exemplo, que hoje pode ser considerado como uma população mundial, as empresas podem usa-lo como forma de comunicação com clientes que por muitas vezes terão chance de expressar sua opinião sobre produtos, serviços e outros por via da rede social. A empresa por outro lado deve estar sempre atenta a estas colocações dos clientes, procurando sempre respostas claras e rápidas, mas nunca dispensar o contato telefônico quando necessário. Lembre-se sempre que a intenção é criar a rede social como um meio de comunicação, mas não a tenha como o único meio de comunicação.
Este é um guest post enviado por Adriano Luz, que escreve para diversos blogs online onde trata, principalmente, dos temas ganhar dinheiro online e programas de afiliados.

http://blogmidia8.com/2013/07/como-usar-as-midias-sociais-na-personificacao-das-empresas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário