Web Content Developer

Este blog foi criado com o objetivo de unir todo tipo de informação e material sobre esta nova profissão. Com este blog eu desejo aumentar meus contatos que são especialistas na área, assim como receber dicas, sugestões e críticas, sejam positivas ou construtivas sobre minhas postagens! Sejam muito bem-vindos!

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Dicas de como escrever para a internet

Escrever para a internet não é como escrever para um jornal ou revista, seguem algumas dicas essenciais para quem quer conhecer um pouquinho desta arte!



Abuse do negrito nas palavras-chave, s
e o leitor não ler o texto inteiro, ao menos ele passará os olhos no que estiver destacado.
Use frases e parágrafos curtos e não “encha linguiça”.

Coloque links. valoriza o seu site e fica interessante para quem estiver lendo.

Use fotos e imagens, chama a atenção e descansa a leitura.

Não mude de assunto de repente, se for escrever sobre outro tema, crie outra página.

Crie um título que as pessoas procurem nos sites de busca colocando-se no lugar do leitor

Seja direto e não desperdice o tempo do leitor.

Use gráficos e tabelas, dependendo do tema, o leitor vai compreender melhor a informação.

Faça listas enumeradas, as pessoas gostam de listas...não sei porque...

Dicas de Fernando Luz, Redator
http://webinsider.uol.com.br/2010/11/08/como-escrever-para-internet-em-10-dicas/

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Web Content Developer em Turismo e Hotelaria, o vendedor de sonhos

Quem escreve para publicações voltadas para o turismo é e faz muitas coisas ao mesmo tempo; ou melhor, poderíamos dizer que faz um trabalho difícil que parece muito fácil, porque é vendedor, persuasivo, comunicador, criativo, pensador e escritor.

VENDEDOR
Vender é quase uma palavra sagrada para o web content developer. Já que sua missão fundamental é vender, escrever é uma arte de fazer com que os consumidores se sintam atraídos e interessados no que lhes estão oferecendo.
PERSUASOR
Dizer que o redator publicitário é um persuasivo parece razoável quando se observa a natureza de seu trabalho. Deve ser permitido humor, nostalgia, tristeza ou outros sentimentos no texto para estabelecer uma relação íntima e persuasiva com o leitor. A diferença entre vender e persuadir, embora sutil, existe. Toda descrição seja de um destino ou de um hotel está vendendo algo. É importante lembrar que neste caso, o redator está vendendo sonhos, o leitor deve se imaginar deitado em uma espreguiçadeira em frente a uma bela praia, divertindo-se em algum passeio ou relaxando na confortável cama de um hotel.
COMUNICADOR
Este profissional é também um comunicador que trata de dizer algo a alguém. Comunicar é bem mais que informar. Deve-se tratar de colocar em contato o produto ou serviço com o consumidor. É, portanto, um comunicador e não um informador.

CRIATIVO
Esta profissão precisa de altas doses de criatividade, às vezes não conhecemos pessoalmente o destino ou hotel sobre o qual devemos escrever. Neste caso é preciso realizar uma profunda pesquisa nos sites concorrentes, levantar informações, entrar em contato com o site oficial do “produto” a ser vendido e procurar fotos que nos instiguem a imaginação e nos transportem para o local a ser descrito.

Experiência

Sou formada em Turismo e tenho 9 anos de experiência em hotelaria e turismo. Trabalhei durante 6 anos em resorts no Brasil, sobretudo na área de lazer, onde pude conhecer muito os anseios dos hóspedes e vivenciar as mais inesperadas experiências.
Há quatro anos tive a oportunidade de vir para Cancun, no México, onde trabalhei em uma grande rede de hotéis espanhóis e pude conhecer um pouco mais do back office trabalhando nas áreas de reservas, concierge e relações públicas.
Para aproveitar os diferentes segmentos turísticos que Cancun oferece, decidi dois anos atrás sair da hotelaria e atualmente me dedico a redatar o conteúdo dos hotéis para uma operadora de turismo mexicana que já tem uma fatia do mercado brasileiro, portanto, precisavam de alguém que tivesse conhecimento em hotelaria para descrever os hotéis para o site.
Se deseja saber mais sobre mim, visite http://mx.linkedin.com/in/tatianademello

O Blog

Este Blog foi criado com o objetivo de compartilhar o que aprendi ao longo de minha trajetória profissional como “web content developer” e turismóloga com todas as pessoas que se dedicam a esta interessante profissão.
Também desejo que este Blog seja um ponto de encontro para que os profissionais do setor possam comentar a atualidade deste ofício, trocar experiências e esclarecer dúvidas.

Apresentação

Me chamo Tatiana Omegna, trabalho com turismo e hotelaria desde 2003 e há dois anos me dedico a escrever editoriais e o descritivo de hotéis, destinos e passeios para sites de operadoras de turismo online. Criei este blog para compartilhar minha experiência com todas as pessoas interessadas nesta profissão. Aqui encontrará ideias, dicas e experiências sobre o que tenho vivido durante minha carreira.