Web Content Developer

Este blog foi criado com o objetivo de unir todo tipo de informação e material sobre esta nova profissão. Com este blog eu desejo aumentar meus contatos que são especialistas na área, assim como receber dicas, sugestões e críticas, sejam positivas ou construtivas sobre minhas postagens! Sejam muito bem-vindos!

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

I-Cherry

Hoje tive a oportunidade de assistir uma apresentação da I-Cherry, uma agência SEM - SEO aqui na empresa onde trabalho.
Excelente conteúdo e tudo muito bem explicado, com certeza farão um ótimo de trabalho de posicionamento para nossos sites.

http://www.i-cherry.com.br/

Foi muito bom para rever os conceitos e conhecer os up dates do Google, o que ontem era correto hoje já não aplica...

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Turismo Online no Brasil


Fonte: http://agentenoturismo.com.br/turismo-online-no-brasil-2/
No final de agosto, a ComScore, empresa especializada em medições do mundo digital, publicou um estudo sobre o mercado de turismo online no Brasil. Os resultados são interessantes e mostram a força da internet para o mercado de viagens.Segundo o estudo, 16,5 milhões de brasileiros navegaram em sites de turismo em julho de 2012, registrando aumento de 18% em relação ao ano anterior. Trata-se de um número recorde de brasileiros, que usa a web para planejar e comprar viagens. Dentre os sites mais visitados, estão os de companhias aéreas, reservas de hotel e agências de turismo online. O site HotelUrbano foi o mais visitado pelos brasileiros, com 3,1 milhões de internautas em um único mês. O Decolar.com ocupa a segunda posição, com 2,3 milhões de visitantes e a TAM, no terceiro posto, recebeu a visita de 2,8 milhões de usuários. A tabela a seguir apresenta os números de visitantes dos sites brasileiros mais visitados.






Fonte: ComScore Media Metrix, 2012.
A pesquisa não incluiu tráfego originado em computadores públicos, nem os acesso de celulares, o que poderia apresentar resultados surpreendentes. Além do número expressivo de internautas navegando pelos sites de turismo, chama a atenção a posição de sites que disponibilizam informações turísticas atingirem público maior que da Azul, por exemplo. Este é o caso do Adoro Viagem, que publica informações de vários destinos e também o site Melhores Destinos, especializado em informações sobre companhias aéreas e suas rotas, promoções, milhagens, etc. Sabemos que muitos blogs de viagens, como o Viaje na Viagem, A Janela Amarela, dentre outros, também são acompanhados por milhares de usuários. Isto mostra que os brasileiros gostam de pesquisar sobre o destino, conhecer o relato de pessoas em quem confiam para tomar suas decisões, e, portanto, chegam à agência de turismo muito bem informados sobre o produto que desejam adquirir. Um terço dos usuários de sites de turismo têm entre 25 e 34 anos, enquanto que os usuários na faixa de 35 a 44 representam 23% do total de internautas. São Paulo responde por 32% dos visitantes de sites de Turismo, seguido pelo Rio de Janeiro, com 13% e Minas Gerais, com 7%. O número de turistas que pesquisam, compram e compartilham informações na web só tende a crescer. As empresas de qualquer porte e área de atuação que desejam fazer parte do mercado online têm que traçar suas estratégias, investindo em site eficiente, e-commerce, mídias sociais e outras ferramentas de marketing digital. Bill Gates já anunciou: “Em alguns anos vão existir dois tipos de empresas: as que fazem negócios pela internet e as que estão fora do mercado”. Em qual deles estará a sua empresa?

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Webwriting: 10 erros comuns do redator web

Fonte:http://atilavelo.com.br/webwriting-10-erros-comuns-do-redator-web-webwriter/

Webwriting: 10 erros comuns do redator web

Em vez de tentar explicar o essencial, resolvi me aprofundar um pouco mais na rotina do redator web, explorando alguns dos erros mais comuns dos profissionais que escrevem para a Internet.
10 erros comuns de webwriting — o teclado não tem culpa!
Confira, abaixo, dez erros frequentemente cometidos pelos webwriters e sugestões de como evitá-los:
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1. Meio briefing, meio objetivo

Sem um briefing bem preparado, o redator web não saberá direito quais são os objetivos do conteúdo que precisa criar, seja para um cliente ou para ele mesmo. Portanto, é fundamental sempre obter todas as informações necessárias, mesmo que isso atrase um pouco a produção de conteúdo (ou incomode o cliente)!
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2. Tamanho: oito ou oitenta

Tá certo que alguns tópicos exigem mais conteúdo, mas é preciso abusar da criatividade para apresentar um grande volume de informações de forma agradável, estimulante. Você já deve ter lido em algum lugar que os textos para a Internet devem ser concisos, enxutos, sem firulas e sem palavras complexas. Mas isso não significa que os textos para aquele site institucional precisam ter o tamanho de um tuíte! Bom senso e criatividade são os melhores ingredientes para lidar com a extensão do conteúdo. Este post, por exemplo, ficou grande demais…
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3. Sou um redator, esta é a minha função

Poucos profissionais escolhem escrever como carreira; os que escolhem, é porque gostam muito de ler e escrever ou ficaram sem escolha (como alguns jornalistas que prefeririam apresentar um telejornal). Entretanto, só porque você faz um trabalho que poucos se dispõem a fazer, não significa que pode se acomodar! Aprimore seus conhecimentos da Língua Portuguesa (nem os mais famosos gramáticos sabem tudo), busque conhecer áreas relacionadas ao webwriting, como programação, SEO, Marketing, Administração, gestão de mídias sociais, webdesign e mesmo coisas que não pareçam tão ligadas, como Psicologia, Sociologia, cultura organizacional, cultura nerd, cultura inútil… Tudo pode ser útil!
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4. Você também erra

Lembre-se de que você é um ser humano e está suscetível a cometer erros, inclusive grandes gafes. Uma desatenção, um momento de pressa, um descuido na revisão… Reconheça os seus erros, aprenda com eles e entenda que progredir sempre é possível.
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5. Revisar ou postar rapidamente?

Eis um dilema interessante. É preciso muito critério para avaliar se vale a pena correr para publicar (com pouca ou nenhuma revisão) enquanto o assunto é exclusivo (os famosos “furos”) ou se é melhor revisar com atenção e, talvez, perder o timing. Simples erros de digitação podem ser toleráveis, mas informações inconsistentes (por falta de checagem) podem comprometer o redator.
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6. O que importa é o texto. Imagem, pra quê?

Após tanto dedicar-se à produção de um conteúdo sofisticado, aprimorando a persuasão, o potencial de agregar relevância com os buscadores, etc., o webwriter pode acreditar que a sua criação está perfeita, fantástica e absoluta. Porém, não podemos ignorar os benefícios da utilização de imagens complementares! Além do óbvio incremento estético, as imagens ajudam na assimilação do conteúdo, pois reforçam a ideia principal e aliviam o “peso” visual do layout.
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7. Um escritor não vende suas palavras, sua redação

Talvez o maior equívoco de um redator seja conceitual, em vez de prático. Quando um webwriter não compreende o propósito de seu próprio trabalho e acredita que está entregando “textos“, “conteúdos” ou qualquer outra denominação que se dê às palavras selecionadas e organizadas que o sujeito “vende“, então este profissional não compreende o princípio mais essencial de seu ofício. O redator inicia um processo de informação, relacionamento, persuasão e fidelização. Em última instância, o que ele vende são resultados práticos, mensuráveis e duradouros.
explore o mundo (ícone)

8. Escreva sobre o que você gosta ou tem afinidade. Não faça isso!!

Apesar de muitos colegas insistirem na estratégia da “zona de conforto criativa”, eu acredito que buscar trabalhar apenas com temas do seu interesse e em nichos que você está familiarizado causam uma estagnação prejudicial ao desenvolvimento profissional do webwriter. Ouse! Busque temas e assuntos desconhecidos e produza conteúdos como se fosse um expert; escreva sobre o que não te interessa como se fosse um autêntico fã! Esse exercício vai te preparar para as buchas do dia a dia, estimular a sua criatividade e possibilitar muito aprendizado inusitado (que cedo ou tarde acaba sendo valioso).
explique (ícone)

9. Pode ser que você precise escrever um manual também

Você passa horas pesquisando referências e tendências, elabora uma ampla rede semântica, encontra sinônimos, desenvolve um estilo, reescreve, ajusta e revisa várias vezes. Com a sua experiência, sabe que produziu um diamante de texto, impecável. Mas, quando o cliente lê, ele não gosta e pede mudanças que acabam com a sinergia e coesão que você havia meticulosamente planejado. Ou, pior ainda, pede para você produzir um texto novo!
Não adianta ficar indignado, redator. Você sabe os porquês do seu conteúdo e, para que os outros entendam os conceitos por trás da sua criação, muitas vezes será preciso explicar, convencer, engajar o cliente. Quando apresentaram à Embratel aquele “Faz um 21″, podem ter questionado o criativo sobre a conjugação irregular do verbo “fazer”. Como sabemos, a ideia era que a frase soasse natural, com liberdade criativa para violar uma norma culta em prol da eficiência publicitária do coloquial. Enfim, defenda as suas criações embasadas!
apareça! (ícone)

10. Alô? Tem alguém aí?

Por último, tente não cometer o erro vergonhoso que este que vos escreve cometeu: ficar muito tempo sem publicar material novo em canais importantes. Cada caso, com seus diferentes contextos, tem um tempo diferente; de qualquer forma, é muito importante que o seu público saiba que você ainda está vivo e atuante. Sem conteúdo novo, sua relação com o público enfraquece, você perde audiência e relevância no seu meio e com os buscadores. Para crescer, aparecer é preciso!