Web Content Developer

Este blog foi criado com o objetivo de unir todo tipo de informação e material sobre esta nova profissão. Com este blog eu desejo aumentar meus contatos que são especialistas na área, assim como receber dicas, sugestões e críticas, sejam positivas ou construtivas sobre minhas postagens! Sejam muito bem-vindos!

quinta-feira, 7 de março de 2013

Profissões na Internet

Para entender um pouco...

Fonte: http://www.e-commerce.org.br/profissoes-internet.php


PROFISSÕES DA INTERNET

Profissões da Internet / trabalho na Internet / descrição das funções executadas pelo profissional
A Internet fez surgir no mercado inumeras oportunidades de trabalho e uma série de novas profissões. Segue uma lista das mais conhecidas profissões na Internet com uma descrição sucinta do trabalho executado.



ARQUITETO DA INFORMAÇÃO - Information Architect

Desenvolve o projeto de um website. É responsável pela definição clara dos objetivos do site e pela organização do conteúdo, navegação e usabilidade em função desses objetivos. Recebe as informações vindas do cliente, realiza o projeto que será a base para outros profissionais envolvidos como o Web-designer,  Web-developer e Copywriter.

ANALISTA DE MÍDIA ONLINE - Media analyst

Analisa a presença da empresa na Internet e propõe ações de divulgação tendo em vista os objetivos a serem atingidos. A atividade mais comum é a avaliação e escolha das melhores alternativas para realização de campanhas, bem como acompanhamento da presença na Internet, mídia impressa, radio e TV 

ANALISTA DE ANUNCIOS EM LINKS PATROCINADOS - Pay Per Click  Analyst

Trabalha principalmente com links patrocinados do Google, Yahoo e outros sistemas de busca. Escolhe as palavras-chaves mais adequadas, compõe o texto dos anúncios, acompanha o desempenho dos anúncios e define estratégias. Este profissional é normalmente encontrado em agencias de marketing digital, como responsável pelas campanhas PPC dos clientes.

BLOGGER PROFISSIONAL - Professional Blogger

Administra a publicação de conteúdo e a manutenção de um blog. Pode trabalhar em blogs corporativos ou para si próprio, obtendo receita de publicidade vinda de seu blog. Pesquisa e publica conteúdo com regularidade. Deve escrever bem, ter muita familiaridade com Internet e suas peculiaridades, conhecer uma ferramenta de publicação de conteúdo como Blogger ou Wordpress. 

CONSULTOR EM ECOMMERCE -  eCommerce Consultant

Analisa o posicionamento da empresa na Web, recomenda ações de direcionamento em relação aos objetivos da empresa e orienta a implementação dessas ações.  Deve ser especialista em e-commerce, com conhecimento do mercado da Internet, funcionamento das lojas virtuais e sites de conteúdo, bem como das principais estratégias de marketing digital. Trabalha com um amplo escopo de conhecimento, por isso deve ser um profissional com muito estudo e vivência na área.

COPYWRITER - Copywriter

Utiliza a escrita para realizar a promoção de uma Idea, uma pessoa ou um produto. Seu texto deve ser claro, objetivo e, principalmente convincente. Pode trabalhar tanto na mídia impressa quanto na Internet, desde que se atenha as peculiaridades da web e de seu apressado leitor. É encontrado em agências de publicidade, na área de relações públicas de grandes empresas e organizações e também como free-lancer..

ESPECIALISTA EM OTIMIZAÇÃO DE SITES - SEO - Expert

Pesquisa, analisa e realiza modificações no site, de forma a melhorar o posicionamento nos sites de busca. Com o aumento do valor do espaço publicitário na web, conseguir um bom posicionamento nos sites de busca orgânica tornou-se cada vez mais importante, e mais difícil em razão da concorrência. Por esse motivo esse profissional tende a ser cada vez mais valorizado. É encontrado em grandes corporações, empresas de consultoria prestadoras de serviços na Internet e também pode atuar como free-lancer. 

ESPECIALISTA EM  REDES SOCIAIS – Social Media Expert

Um profissional que monitora as diversas comunidades existentes na rede mundial de computadores e a presença da empresa nesses ambientes. O papel dele é estar atento ao que se fala sobre uma empresa ou marca em fóruns, sites de relacionamento e blogs e realizar ou recomendar ações que levem que causem impacto positivo para a empresa. Ele precisa atuar como uma ponte entre o cliente e as pessoas certas da empresa/organização para a qual trabalha.

GERENTE DE ECOMMERCE -  eCommerce Manager

Gerencia o canal de comercialização Internet. Planeja e executa ações administrativas e mercadológicas na Internet, acompanha o desempenho da loja virtual, o desempenho das vendas on-line e as ações de web-marketing.  É um cargo de responsabilidade e demanda um profissional com visão ampla de administração no ambiente da Internet.  É um profissional cada vez mais valorizado em virtude da importância cada vez maior das vendas on-line para as empresas.   

WEB DESIGNER  -   Web Designer

Elabora o projeto estético e funcional de web sites, segundo a definição encontrada na Wikipédia. A estética remete ao uso adequado das cores e visual adequado e a funcionalidade lembra que o visual deve estar em sintonia com o objetivo do site e com as funções neles executadas. Além de bom-gosto, o web-designer deve ter um bom conhecimento de ferramentas de web design como Photoshop, e também  conhecimentos específicos, tais como: XHTML e CSS.

DESENVOLVEDOR WEB - Web Developer

Executa a construção e manutenção de sites utilizando linguagens de programação como ASP, PHP. JAVA; bancos de dados como SQL, e ferramentas como Dreamweaver e outras. Cria aplicativos e soluções sempre tendo em vista a funcionalidade do site. O desenvolvedor web trabalha em conjunto com o Webdesigner para construir um site que atenda tanto os objetivos funcionais quanto estéticos. 

WEBWRITER -  Webwriter

Diferentemente de seu colega COPYWRITER, o Webwriter escreve texto jornalístico e realiza pesquisas para embasar o conteúdo publicado. Além de saber escrever bem, precisa estar familiarizado com a web, conhecer o perfil do internauta e padrão de comunicação mais eficiente neste meio.

PROFISSIONAL DE SUPORTE  – Support Professional

Auxilia o internauta, geralmente o cliente de uma loja virtual, a realizar a contento as ações que deseja realizar. Foi uma das primeira profissões surgidas com advento das lojas virtuais.  Pode realizar suas funções por meio de salas de chat ou telefone.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

I-Cherry

Hoje tive a oportunidade de assistir uma apresentação da I-Cherry, uma agência SEM - SEO aqui na empresa onde trabalho.
Excelente conteúdo e tudo muito bem explicado, com certeza farão um ótimo de trabalho de posicionamento para nossos sites.

http://www.i-cherry.com.br/

Foi muito bom para rever os conceitos e conhecer os up dates do Google, o que ontem era correto hoje já não aplica...

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Turismo Online no Brasil


Fonte: http://agentenoturismo.com.br/turismo-online-no-brasil-2/
No final de agosto, a ComScore, empresa especializada em medições do mundo digital, publicou um estudo sobre o mercado de turismo online no Brasil. Os resultados são interessantes e mostram a força da internet para o mercado de viagens.Segundo o estudo, 16,5 milhões de brasileiros navegaram em sites de turismo em julho de 2012, registrando aumento de 18% em relação ao ano anterior. Trata-se de um número recorde de brasileiros, que usa a web para planejar e comprar viagens. Dentre os sites mais visitados, estão os de companhias aéreas, reservas de hotel e agências de turismo online. O site HotelUrbano foi o mais visitado pelos brasileiros, com 3,1 milhões de internautas em um único mês. O Decolar.com ocupa a segunda posição, com 2,3 milhões de visitantes e a TAM, no terceiro posto, recebeu a visita de 2,8 milhões de usuários. A tabela a seguir apresenta os números de visitantes dos sites brasileiros mais visitados.






Fonte: ComScore Media Metrix, 2012.
A pesquisa não incluiu tráfego originado em computadores públicos, nem os acesso de celulares, o que poderia apresentar resultados surpreendentes. Além do número expressivo de internautas navegando pelos sites de turismo, chama a atenção a posição de sites que disponibilizam informações turísticas atingirem público maior que da Azul, por exemplo. Este é o caso do Adoro Viagem, que publica informações de vários destinos e também o site Melhores Destinos, especializado em informações sobre companhias aéreas e suas rotas, promoções, milhagens, etc. Sabemos que muitos blogs de viagens, como o Viaje na Viagem, A Janela Amarela, dentre outros, também são acompanhados por milhares de usuários. Isto mostra que os brasileiros gostam de pesquisar sobre o destino, conhecer o relato de pessoas em quem confiam para tomar suas decisões, e, portanto, chegam à agência de turismo muito bem informados sobre o produto que desejam adquirir. Um terço dos usuários de sites de turismo têm entre 25 e 34 anos, enquanto que os usuários na faixa de 35 a 44 representam 23% do total de internautas. São Paulo responde por 32% dos visitantes de sites de Turismo, seguido pelo Rio de Janeiro, com 13% e Minas Gerais, com 7%. O número de turistas que pesquisam, compram e compartilham informações na web só tende a crescer. As empresas de qualquer porte e área de atuação que desejam fazer parte do mercado online têm que traçar suas estratégias, investindo em site eficiente, e-commerce, mídias sociais e outras ferramentas de marketing digital. Bill Gates já anunciou: “Em alguns anos vão existir dois tipos de empresas: as que fazem negócios pela internet e as que estão fora do mercado”. Em qual deles estará a sua empresa?

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Webwriting: 10 erros comuns do redator web

Fonte:http://atilavelo.com.br/webwriting-10-erros-comuns-do-redator-web-webwriter/

Webwriting: 10 erros comuns do redator web

Em vez de tentar explicar o essencial, resolvi me aprofundar um pouco mais na rotina do redator web, explorando alguns dos erros mais comuns dos profissionais que escrevem para a Internet.
10 erros comuns de webwriting — o teclado não tem culpa!
Confira, abaixo, dez erros frequentemente cometidos pelos webwriters e sugestões de como evitá-los:
briefing (ícone)

1. Meio briefing, meio objetivo

Sem um briefing bem preparado, o redator web não saberá direito quais são os objetivos do conteúdo que precisa criar, seja para um cliente ou para ele mesmo. Portanto, é fundamental sempre obter todas as informações necessárias, mesmo que isso atrase um pouco a produção de conteúdo (ou incomode o cliente)!
tamanho (ícone)

2. Tamanho: oito ou oitenta

Tá certo que alguns tópicos exigem mais conteúdo, mas é preciso abusar da criatividade para apresentar um grande volume de informações de forma agradável, estimulante. Você já deve ter lido em algum lugar que os textos para a Internet devem ser concisos, enxutos, sem firulas e sem palavras complexas. Mas isso não significa que os textos para aquele site institucional precisam ter o tamanho de um tuíte! Bom senso e criatividade são os melhores ingredientes para lidar com a extensão do conteúdo. Este post, por exemplo, ficou grande demais…
conhecimento (ícone)

3. Sou um redator, esta é a minha função

Poucos profissionais escolhem escrever como carreira; os que escolhem, é porque gostam muito de ler e escrever ou ficaram sem escolha (como alguns jornalistas que prefeririam apresentar um telejornal). Entretanto, só porque você faz um trabalho que poucos se dispõem a fazer, não significa que pode se acomodar! Aprimore seus conhecimentos da Língua Portuguesa (nem os mais famosos gramáticos sabem tudo), busque conhecer áreas relacionadas ao webwriting, como programação, SEO, Marketing, Administração, gestão de mídias sociais, webdesign e mesmo coisas que não pareçam tão ligadas, como Psicologia, Sociologia, cultura organizacional, cultura nerd, cultura inútil… Tudo pode ser útil!
erro (ícone)

4. Você também erra

Lembre-se de que você é um ser humano e está suscetível a cometer erros, inclusive grandes gafes. Uma desatenção, um momento de pressa, um descuido na revisão… Reconheça os seus erros, aprenda com eles e entenda que progredir sempre é possível.
timing (ícone)

5. Revisar ou postar rapidamente?

Eis um dilema interessante. É preciso muito critério para avaliar se vale a pena correr para publicar (com pouca ou nenhuma revisão) enquanto o assunto é exclusivo (os famosos “furos”) ou se é melhor revisar com atenção e, talvez, perder o timing. Simples erros de digitação podem ser toleráveis, mas informações inconsistentes (por falta de checagem) podem comprometer o redator.
imagem (ícone)

6. O que importa é o texto. Imagem, pra quê?

Após tanto dedicar-se à produção de um conteúdo sofisticado, aprimorando a persuasão, o potencial de agregar relevância com os buscadores, etc., o webwriter pode acreditar que a sua criação está perfeita, fantástica e absoluta. Porém, não podemos ignorar os benefícios da utilização de imagens complementares! Além do óbvio incremento estético, as imagens ajudam na assimilação do conteúdo, pois reforçam a ideia principal e aliviam o “peso” visual do layout.
resultados (ícone)

7. Um escritor não vende suas palavras, sua redação

Talvez o maior equívoco de um redator seja conceitual, em vez de prático. Quando um webwriter não compreende o propósito de seu próprio trabalho e acredita que está entregando “textos“, “conteúdos” ou qualquer outra denominação que se dê às palavras selecionadas e organizadas que o sujeito “vende“, então este profissional não compreende o princípio mais essencial de seu ofício. O redator inicia um processo de informação, relacionamento, persuasão e fidelização. Em última instância, o que ele vende são resultados práticos, mensuráveis e duradouros.
explore o mundo (ícone)

8. Escreva sobre o que você gosta ou tem afinidade. Não faça isso!!

Apesar de muitos colegas insistirem na estratégia da “zona de conforto criativa”, eu acredito que buscar trabalhar apenas com temas do seu interesse e em nichos que você está familiarizado causam uma estagnação prejudicial ao desenvolvimento profissional do webwriter. Ouse! Busque temas e assuntos desconhecidos e produza conteúdos como se fosse um expert; escreva sobre o que não te interessa como se fosse um autêntico fã! Esse exercício vai te preparar para as buchas do dia a dia, estimular a sua criatividade e possibilitar muito aprendizado inusitado (que cedo ou tarde acaba sendo valioso).
explique (ícone)

9. Pode ser que você precise escrever um manual também

Você passa horas pesquisando referências e tendências, elabora uma ampla rede semântica, encontra sinônimos, desenvolve um estilo, reescreve, ajusta e revisa várias vezes. Com a sua experiência, sabe que produziu um diamante de texto, impecável. Mas, quando o cliente lê, ele não gosta e pede mudanças que acabam com a sinergia e coesão que você havia meticulosamente planejado. Ou, pior ainda, pede para você produzir um texto novo!
Não adianta ficar indignado, redator. Você sabe os porquês do seu conteúdo e, para que os outros entendam os conceitos por trás da sua criação, muitas vezes será preciso explicar, convencer, engajar o cliente. Quando apresentaram à Embratel aquele “Faz um 21″, podem ter questionado o criativo sobre a conjugação irregular do verbo “fazer”. Como sabemos, a ideia era que a frase soasse natural, com liberdade criativa para violar uma norma culta em prol da eficiência publicitária do coloquial. Enfim, defenda as suas criações embasadas!
apareça! (ícone)

10. Alô? Tem alguém aí?

Por último, tente não cometer o erro vergonhoso que este que vos escreve cometeu: ficar muito tempo sem publicar material novo em canais importantes. Cada caso, com seus diferentes contextos, tem um tempo diferente; de qualquer forma, é muito importante que o seu público saiba que você ainda está vivo e atuante. Sem conteúdo novo, sua relação com o público enfraquece, você perde audiência e relevância no seu meio e com os buscadores. Para crescer, aparecer é preciso!